sábado, 24 de abril de 2010

Futebol em Portugal - Período III




(clicar na imagem para ler)

3º Período - 1974 a 2000


A ocorrência do 25 de Abril trouxe a febre do Associativismo, e o popular futebol foi aquele desporto que sentiu o grande impacto do crescente entusiasmo pela sua prática.
Por todo o lado surgiram imensos clubes, e isso reflectiu-se nas competições distritais, com muitos participantes e variadas séries.
Do levantamento exaustivo a que procedemos, pese embora uma ou outra competição a que não chegamos, quer por desconhecimento da sua existência ( e o mapa anexo clarifica isso), quer porque sabendo da sua disputa, não logramos alcançar a sua descrição, fica aqui uma imagem do observado.
De qualquer modo, são residuais as falhas, sendo contudo mais flagrante a dificuldade de informação sobre Lisboa e as suas divisões secundárias, após 1982. O desaparecimento do “O Século” fopi uma grande perda de informação desportiva, a este nível.
Fica assim expressas as recolhas respeitantes a 1083 competições, neste período, a que concorreram 2188 colectividades, embora tenhamos de salientar que estes são números provisórios, dadas as faltas já referidas.

Entretanto, e seguindo a “sugestão” do blogue, que se diz Total, iremos dar-lhe continuidade, publicando a listagem das competições nacionais, seus participantes e respectivos campeões.

(actualização em 24 Dezembro 2010)

Sem comentários: