sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Algarve, 1973

Campeonato 1973/74

1ª divisão

CLUBE DESPORTIVO RECREATIVO QUARTEIRENSE
CLUBE DESPORTIVO TAVIRENSE
GRUPO DESPORTIVO TORRALTA
LOULETANO DESPORTOS CLUBE
LUSITANO GINÁSIO CLUBE MONCARAPACHENSE
SPORT LISBOA LAGOS

15 comentários:

Anónimo disse...

Neste ano o Lusitano Moncarrapachense aparece em vários sites, em como participou e desistiu da III divisão nacional, o que poderá indicar em como não pode ter participado na I divisão da AAF Algarve.
Uma situação a confirmar.

Luís Ruivinho

Victor Sousa disse...

Infelizmente esse argumento de vários sites não é idóneo. Usualmente há um que escreve, e os outros copiam. Depois o erro torna-se uma verdade.
Eu vou rever a época por causa de Aveiro, e vou tentar espreitar o Algarve. Não é muito fácil chegar ao Algarve, mas como se trata da 1ª divisão, talvez conste algo na Bola.
O que souber, coloco aqui.

Victor Sousa disse...

a informação acima inserida está correcta. O campeonato começou em 4 de Fevereiro, e terminou em 14 de Abril com a vitória da Torralta.
O Moncarapachense manteve-se sempre em actividade.
A 3ª nacional teve na série D a presença do Lusitano de VRSA, sem que se tenha notado quaisquer abandonos até à jornada 26, de um total de 34.

Anónimo disse...

A minha dúvida reside no facto de na temporada de 1972-73, na III divisão nacional, não ter havido descidas de divisão, à excepção do Lusitano Moncarrapachense. Pelos vistos, foi mesmo o único clube a descer de divisão para os distritais, se calhar por outras questões que não desportivas.

Luís Ruivinho

Victor Sousa disse...

Realmente na temporada que refere, o Moncarapachense esteve presente. Quanto à classificação obtida nada sei. Se me deparar com algo que esclareça eventuais sanções, colocarei aqui

Victor Sousa disse...

A informação que tem relativamente a descidas não está correcta. sairam 4 equipas no total. Moncorvo na serie A, Benfica de C Branco e Vilar Formoso na serie B, e Moncarapachense na serie D. Todos estão nos distritais da época seguinte, à excepção do Vilar Formoso. Não houve desistências ou abandonos, e somente o Valpaços foi penalizado com 10 derrotas, por atletas faltosos ao centro de medicina.
Como na série C não houve descidas, vou tentar avaliar melhor o que se passou

Anónimo disse...

Em 1972-73 quem esteve na III divisão, tendo-se mantido, foi o Desportivo de Castelo Branco. O Benfica de Castelo Branco esteve sempre no distrital nestas 2 épocas.
Por isso e seguindo o seu raciocínio, só o Moncorvo e o Moncarrapachense desceram.

Já agora só mais umas questões: em 1973-74 a zona A da III divisão nacional só teve 19 clubes? E a zona D só teve 18 clubes, ao contrário das zonas B e C, que tiveram 20 clubes?
Vou tentar também saber qualquer coisa.

Luís Ruivinho

Victor Sousa disse...

A informação que dei anteriormente não está correcta. Em 72/73 estava previsto descerem 19 equipas. Os 4 últimos de cada zona, mas os 3 últimos de uma poule com os 12º classificados em cada série. E isso aconteceu. Entretanto, e mercê de um diferendo com o Chaves, e após um Congresso da Federação que começou em Julho e se prolongou com várias sessões até Agosto, foi decidido alargar a 2ª divisão. Por tabela, a 3ª passou a contar com 20 clubes (foram 16 em 73/74), por cada uma das séries.Duas séries só tiveram 19 equipas: a série A e a D.
E dos clubes que deviam descer, só o Moncorvo e o Moncarapachense não disputaram este nacional, mas parece que o "lugar" estava lá. Estiveram nos distritais respectivos. As razões destas ausências não consegui apurar. Mas ainda não fechei a pesquisa.
mas o que acima digo está perfeitamente documentado nos jornais da época, e é fidedigno o que fica dito.Falta então justificar o que não foi dito: porque não ficaram nos nacionais o Moncarapacho e o Moncorvo.

Victor Sousa disse...

Correcção:
onde se lê (foram 16 em 73/74), devia estar (foram 16 em 72/73)

Victor Sousa disse...

Para conclusão do assunto Moncarapachense:

este clube, mais o Moncorvo, desistiram de participar. O lugar que a cada um cabia, na zona A e D, ficou em aberto. Foi o que o presidente da FPF (dr Lívio Borges) comunicou na sede da Federação, em 13 de Setembro, aquando do sorteio para o campeonato nacional da 3ª divisão. Os clubes foram também excluídos da Taça de Portugal.
Não foram explicadas as razões dos clubes.

Fica assim encerrado este imbróglio.

Anónimo disse...

Grande trabalho da sua parte.

Muitos Parabéns.

Luís Ruivinho

Victor Sousa disse...

Muito obrigado. Muita mais informação podia ser colhida, se os jornalistas não fossem tão limitados. Ao longo dos anos é triste o desprezo e a falta de profissionalismo que se observa, perdendo-se o essencial destas competições, gastando-se papel com futilidades, birras e narcisismos.

Anónimo disse...

Na 3ª Divisão 72/73, desceram Torre de Moncorvo na "A", Moncarrapachense na "D" e o Pêro Pinheiro na "D", pois foi o 10º classificado e não aparece em 73/74 na 3ª divisão. Helcio Leal Ferreira.

Victor Sousa disse...

Quanto ao Pero Pinheiro deve haver qualquer confusão sua. Occlube disputou a 1ª distrital desde 71/72 a 76/77, subindo aos nacionais em 77/78, onde esteve até 82/83.

Quanto ao Moncarapachense e Torre de Moncorvo, estiveram nos distritais.

Houve um imbróglio com o nº de concorrentes associado a protestos, e a FPF decidiu que os despromovidos ficariam na 3ª nacional. Mas estes 2 clubes declinram o convite, e as séries (A e D), onde estariam só ficaram com 19 clubes.

As restantes observações não tenho resposta. Terei de reanalizar o tratamento jornalístico, e depois respondo.

Anónimo disse...

Desculpe. Em minhas anotações, troquei o Paio Pires por Pero Pinheiro. Helcio Leal Ferreira